Pedir cotação Tracking
{{menu.titulo}} EN
NOTÍCIAS

17/11/2020

Constrangimentos no transporte marítimo para o Reino Unido

Solicitamos aos clientes que efetuem as suas reservas o mais cedo possível para minimizar incidências

Nos últimos meses os transportes marítimo para o Reino Unido têm estado sujeitos a atrasos significativos e custos adicionais.

Na época do Outono são normais os atrasos relacionados com as condições atmosféricas, mais precisamente as condições no Golfo da Biscaia. Adicionalmente, têm-se sentido vários constrangimentos operacionais, que afetam principalmente o porto de Felixstowe e começam a afetar outros portos do Reino Unido.

Produtividade em Felixstowe

Durante os meses de Verão, e devido à pandemia de Covid-19, muitos trabalhadores portuários em Felixstowe estiveram em regime de licença. Estes trabalhadores retornaram ao porto nos últimos meses, porém os casos de Covid-19, isolamentos profiláticos e as medidas de saúde implementadas no porto têm contribuído para uma diminuição da produtividade.

Simultaneamente, deu-se um incremento acentuado de cargas de importação no Reino Unido, com volumes muito significativos em Felixstowe. O número reduzido de trabalhadores e a baixa produtividade, somados ao incremento de volumes, levou a um incremento de contentores vazios no porto.

Entregas por via terrestre

O sistema de reservas utilizado pelos transportadores terrestres em Felixstowe tem tido problemas de funcionamento, e como consequência os transportadores têm tido grandes dificuldades em reservar as suas recolhas de contentores para entrega no cliente final. Esta situação causa atrasos e baixa produtividade nas entregas, o que agrava a situação de congestionamento portuário.

Congestionamento

A situação de congestionamento em Felixstowe começa a ter um efeito dominó nos parques de contentores da zona, terminais e outros portos como Tilbury e Liverpool, que apresentam já sinais de congestionamento. Estima-se que esta situação prevaleça até ao fim do ano. 

Várias companhias de navegação estão a implementar aumentos de frete marítimo nos embarques com destino ao Reino Unido, e algumas companhias implementaram sobretaxas de congestionamento.

Para informações adicionais, fale connosco

Imagem de www.portoffelixstowe.co.uk