Pedir cotação Tracking
{{menu.titulo}} EN
NOTÍCIAS

15/02/2021

Novas sobretaxas nas exportações para a América do Norte

Incremento nas exportações do Extremo Oriente leva a congestionamento de vários portos na América do Norte

Os portos da América do Norte, com especial incidência na Costa Oeste dos Estados Unidos, estão em situação de congestionamento desde outubro de 2020.

A recuperação da economia chinesa levou a um incremento das exportações desta região. Adicionalmente, fatores como o aumento de encomendas via e-commerce, reposições de stocks de várias empresas e o fluxo de mercadorias típico na época do Natal, levaram a incrementos muito significativos na importação de bens para a América do Norte.

Este aumento, aliado à baixa produtividade nos terminais de contentores e à disponibilidade insuficiente de camiões que possam levar as mercadorias aos destinos finais, levou a que a situação de congestionamento se alastrasse, não só aos terminais portuários, mas também aos terminais ferroviários e a centros de distribuição.

Mais recentemente, a procura de contentores vazios no Extremo Oriente leva a que a prioridade seja a saída destes contentores vazios, face ao tráfego de contentores cheios. Esta situação já está a causar impacto nalguns setores do comércio global, tal como a Bloomberg ilustra neste artigo.

De modo a aliviar o congestionamento nos portos da América do Norte e solucionar o desequlíbrio de equipamento vazio, as linhas de navegação estão a introduzir sobretaxas de congestionamento e/ou reposicionamento. 

Para informações adicionais, fale connosco