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12/12/2023

Sustentabilidade e Logística: tendências em 2024

O cálculo de emissões torna-se indispensável para os parceiros logísticos

O recente relatório European Logistics and Supply Chain Sustainability, da HFW e Panattoni, constata que a indústria global de logística contribui com 11% das emissões mundiais. As empresas exportadoras cada vez mais colocam a sustentabilidade no centro das suas estratégias. Efetivamente, 72% dos exportadores incorporam metas de sustentabilidade nos seus processos de tender.

À medida que as regulamentações globais se intensificam, espera-se que os exportadores solicitem dados de emissões dos seus parceiros logísticos. A introdução do IFRS S2 pelo International Sustainability Standards Board (ISSB) e do CSRD da UE, que exige a divulgação de emissões de scope 3 a partir de 2024, estabeleceram um precedente. Essa convergência entre regulamentos e a procura do consumidor incentiva os exportadores a selecionar parceiros preparados para disponibilizar relatórios de emissões, tornando 2024 um ano crucial.

O enquadramento especializado de relatórios de emissões da indústria logística, o GLEC Framework do Smart Freight Centre, ganha destaque. Aliado à norma ISO 14083, impulsiona a indústria em direção a emissões zero. Em 2024, espera-se uma adoção generalizada deste enquadramento, promovendo consistência nos relatórios de emissões nas cadeias de abastecimento.

Embora os veículos elétricos e combustíveis verdes possam não ser ainda fundamentais na indústria logística em 2024, serão dados passos significativos para criar um ambiente de redução de emissões. Os parceiros logísticos, independentemente do seu tamanho, devem apoiar os clientes no cumprimento das suas metas de sustentabilidade, com relatórios de emissões de transporte credenciados.

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Fontes: The Loadstar, Pledge