Pedir cotação Tracking
{{menu.titulo}} EN
NOTÍCIAS

20/10/2017

Aquisição da OOCL validada pelos acionistas da Cosco

Os acionistas da Cosco Shipping Holdings aprovaram esta semana a aquisição da Orient Overseas (International) Ltd. (OOIL – que detém o armador OOCL) por 6.3 mil milhões de dólares, a operação mais cara de sempre no setor. A conclusão do negócio fica pendente de aprovações legais, como a da Comissão Europeia e do SASAC, órgão público chinês que supervisiona e regula a concorrência.

Após a aquisição, a junção entre os armadores Cosco e OOCL criará a terceira maior força mundial no que ao transporte marítimo de contentores diz respeito (chegando aos 2,9 milhões de TEU de capacidade). A COSCO Shipping ficará detentora de 90,1% do capital da OOIL, ao passo que a SIPG – empresa que opera os terminais públicos do Porto de Xangai – ficará responsável pelos restantes 9,9%.

Esta aquisição é a última ação de consolidação que tem vindo a reformular a indústria da navegação nos últimos dois anos, mas a necessidade de escala continua a justificar fusões e aquisições. Fica por definir como atuará esta combinação de empresas, embora ambas as companhias tenham tornado pública a sua intenção de manter as suas marcas separadas.