Pedir cotação Tracking
{{menu.titulo}} EN
NOTÍCIAS

08/03/2021

Dia Internacional da Mulher 2021

Hoje, dia 8 de Março, assinala-se o dia Internacional da Mulher

Este dia é celebrado para lembrar que ainda existem desigualdades em todo o mundo. 

Euroatla quer hoje dedicar o este dia a todas as mulheres e em especial a todas aquelas que fazem parte desta empresa, desta família. São colegas, mães, gestoras, lutadoras, resilientes, são mulheres e representam 42% dos trabalhores da empresa.

Recolhemos os depoimentos de algumas delas, sobre como é trabalhar neste setor e na Euroatla.

Vanda Fernandes, equipa COSCO Shipping

Trabalhar no sector de transporte Marítimo é algo que me fascina até hoje, gosto da pressão, gosto dos desafios e do que estes me impulsionam. O estar sempre a renovar conhecimentos e os aperfeiçoar,  o senso da urgência e o sentido da resiliência estão presentes diariamente e que me fazem viver com intensidade.

Euroatla é sem duvida para mim sinonimo de evolução e continuidade uma equipa unida e motivadora criada  para triunfar.

Guilhermina Lago, Finanças

As mulheres chegaram ao mercado de trabalho remunerado há relativamente poucos anos e a área da navegação não é exceção, era um ramo conhecido por ser domínio dos homens. Muito mudou ao longo dos anos e hoje as mulheres representam um volume significativo da força trabalhadora nesta atividade, e embora na maioria das empresas do ramo as chefias continuem a ser maioritariamente masculinas, tal não se passa na Euroatla

Euroatla apresenta-se como uma exceção à regra e em enquadramento com a evolução igualitária entres pares, podendo por isso contribuir de forma decisiva para promover as desigualdades (sejam elas de natureza económica ou outras) que ainda regem este mercado. 

Vanessa Braz, equipa Trânsitos

Eu sempre trabalhei em sectores tradicionalmente masculinos e não conheço outra realidade. Nunca fui desrespeitada por esse facto (talvez só mais pela idade, porque fui sendo sempre a mais nova onde passava) e acredito que esteja muito relacionado com a minha postura. 

Sou muito consciente da desigualdade que ainda existe e sinto me sortuda de não a experienciar, de forma abusiva, em primeira mão.

Obvio que já tive de ouvir os comentários corriqueiros, essencialmente geracionais, mas como normalmente dizem muito mais do comentador do que de mim tenho aprendido a não absorver.

Sara Quintas, equipa Trânsitos

Na Euroatla o importante é a pessoa e o seu profissionalismo. Ser mulher ou ser homem é igual. Temos todos os mesmos direitos e deveres. Deveria ser essa a conduta em todas as empresas mas, infelizmente, ainda não o é.