Os efeitos secundários da guerra na Ucrânia já afetam as cadeias de abastecimento, e são esperados novos aumentos de frete após a retoma da produção na China
O impacto da invasão russa da Ucrânia no transporte marítimo por contentor tem sido limitado. Contudo, a guerra está a afetar as cadeias de abastecimento. Os contentores com destino a estes dois países têm estado retidos nos portos europeus desde o início das hostilidades, reduzindo a eficiência das operações portuárias e aumentando os atrasos no transporte de outras mercadorias. Adicionalmente, os serviços ferroviários transcontinentais foram afetados, adicionando volumes aos serviços marítimos entre a China e a Europa.
O aumento do preço dos combustíveis como consequência das sanções impostas à Rússia deverá conduzir a um aumento do bunker, que por sua vez será traduzido nos adicionais de bunker aos carregadores. Contudo, dados os níveis atuais de frete marítimo, este aumento no bunker não deverá ter um impacto significativo no frete total.
Mais recentemente, o ressurgimento da pandemia e os confinamentos estritos nalgumas regiões da China poderão levar a uma nova onda de congestionamentos e subidas de frete marítimo após a retoma da produção nestas áreas. É provável que a disponibilidade de contentores volte a níveis baixos, ao mesmo tempo que se verifica uma subida da procura por espaço em navios. Este efeito poderá levar ao incremento dos níveis de frete nas rotas que ligam o Extremo Oriente à Europa e à América do Norte.
Fonte: Lloyd's List