Pedir cotação Tracking
{{menu.titulo}} EN
NOTÍCIAS

07/09/2018

O comércio entre a UE e o Japão poderá aumentar 18%

A UE e o Japão finalizaram o seu Acordo de Comércio bilateral

O acordo económico de parceria com o Japão, nascido em 2011, foi finalmente assinado a 17 de Julho de 2018 pelo Primeiro Ministro do Japão Shinzo Abe, o Presidente da Comissão Europeia Jean-Claude Juncker e o Presidente do Conselho Europeu Donald Tusk, em Tóquio. Terá ainda que ser ratificado, contudo será improvável um retrocesso nesta fase, devendo entrar em vigor em 2019.

Em resumo, a UE aceitou remover gradualmente as tarifas aduaneiras para o setor automóvel, em troca de uma remoção ou redução de tarifas aduaneiras em produtos agro-alimentares no Japão.

Praticamente todos os produtos agro-alimentares provenientes da UE ficarão liberalizados, à exceção do arroz e de alguns produtos alimentares processados. O Japão irá remover ou reduzir as tarifas, e aumentar quotas em produtos como o vinho, laticínios, carne e ovos.

No setor automóvel, as tarifas de importação de automóveis de passageiros irão reduzir progressivamente. Nas peças de automóveis, a maior parte das tarifas serão eliminadas de imediato.

O acordo garante também que ambos os países deverão abolir as suas tarifas aduaneiras em produtos industriais, se bem que estas tarifas eram já quase inexistentes. O maior impacto será sentido nos setores químico, têxtil, dos metais, cerâmica e vidro.

Prevê-se que este Acordo tenha um impacto significativo para ambas as partes, quer no GDP quer nas exportações. Em 2035, a previsão de aumento do comércio bilateral entre a UE e o Japão é de 18% ou 36 mil milhões de Euros.

Fonte: Transport Intelligence