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NOTÍCIAS

21/06/2024

Variações nos fretes marítimos: um olhar sobre 2024

Causas e efeitos no primeiro semestre, e perspetivas futuras

Na primeira metade de 2024, as tarifas de frete marítimo contentorizado foram significativamente influenciadas pelas consequências da crise do Mar Vermelho. Esta crise obrigou as companhias a redirecionar os seus serviços ao redor do Cabo da Boa Esperança, aumentando as viagens de ida e volta entre a Ásia e a Europa em 20-30 dias. Paralelamente, houve um aumento inesperado na procura no transporte marítimo, em que os volumes de abril de 2024 quase alcançaram os recordes máximos do pico da pandemia em abril de 2021. Esse aumento na procura coincidiu com um aumento na congestão nalguns portos, exacerbando a situação.

O desvio das rotas ao redor do Cabo da Boa Esperança e a congestão portuária levaram a tarifas de frete elevadas, apesar de uma queda de mais de 20% de janeiro a abril. A congestão sobrecarregou os portos, especialmente no Mediterrâneo ocidental e na Ásia, onde os navios enfrentaram atrasos significativos (atrasos de uma semana em Singapura). Os exportadores responderam com o reabastecimento de stocks para evitar escassez, o que pressionou ainda mais a capacidade disponível e manteve os níveis elevados de frete marítimo.

Olhando para a segunda metade de 2024, vários fatores sugerem mudanças potenciais no mercado do transporte marítimo contentorizado. O impacto contínuo da crise do Mar Vermelho e a consequente congestão portuária devem sustentar níveis de frete mais altos e um desempenho financeiro forte para as companhias. No entanto, o lado da procura mostra sinais mistos. Embora o medo dos atrasos por parte dos exportadores impulsione a procura atual, a perspetiva económica geral em mercados-chave como a Europa e os EUA permanece fraca, indicando uma possível queda na procura.

É provável que a interação entre as interrupções na cadeia de abastecimento e as condições económicas molde a trajetória do mercado de transporte marítimo. Com a procura a diminuir conforme previsto e a entrada de capacidade adicional no mercado, as companhias podem ser capazes de estabilizar os serviços e reduzir o congestionamento, potencialmente baixando os níveis de frete. Por outro lado, se as resoluções políticas na região do Mar Vermelho forem adiadas, o mercado pode continuar a experimentar tarifas elevadas e volatilidade. Assim, enquanto a primeira metade de 2024 viu um ajuste rápido e um boom de curta duração, a segunda metade pode estabilizar ou continuar caracterizada por flutuações, dependendo de como esses fatores evoluírem.

Fonte: Lloyd's List